Existe uma grande dúvida sobre a diferença entre armas de cano curto ou longo. E para tirar de vez essa dúvida, o Clube de Tiro e Armeria Itajaí preparou a matéria dessa semana especialmente sobre esse assunto.
Se formos pelo senso comum, há uma percepção de que armas de cano longo são sinônimo de arma mais precisa e de tiro com maior potência.
Para termos certeza de afirmações como essa, faremos uma análise sobre alguns fatores, como potência e velocidade. Confira:
Como a potência interfere em armas de cano curto ou longo?
De forma geral, a potência é a energia do projétil disparado pela arma. A potência é baseada em duas variantes: a massa do projétil e a sua velocidade.
Para analisarmos esse fator, utilizamos a fórmula física da energia cinética: e=(m * v)22.
Ou seja, temos que a energia aumenta em uma proporção quadrada (elevada a 2) conforme o aumento da massa e da velocidade, dividida por 2, onde a velocidade do projétil é o nosso foco.
A velocidade do projétil
Ao ser atingida pelo percussor da arma, a espoleta inicia todo o processo com uma explosão. Essa explosão lança partículas incandescentes e gás em alta temperatura contra a carga de pólvora.
A pólvora sem-fumaça que hoje usamos é propelente. Isso significa que é um sólido que, incendiado, se converte rapidamente em gás. É esse gás que vai impulsionar o projétil pelo cano e em direção ao alvo, sendo o fator que determinará a velocidade.
O projétil começa a se mover, impulsionado pela expansão dos gases da queima da pólvora. Isso significa que o volume interno do sistema aumenta. É aí é que entra o comprimento do cano.
Se o cano for longo o suficiente para que a pólvora seja completamente queimada e, no exato ponto em que ela se exaurir o projétil sair do cano, teremos uma situação em que se obteve a maior velocidade fisicamente possível de ser atingida por aquele cartucho.
No entanto, se o cano tiver comprimento muito além desse ponto, ocorrerá uma desaceleração do projétil, pois a energia que o impulsiona pelo cano terá cessado e o seu atrito com o cano se encarregará do resto.
O outro extremo da coisa é o cano curto. Nele o projétil sai do cano antes (às vezes muito antes) da queima da pólvora ter atingido um nível razoável.
Sendo assim, a velocidade depende de cada calibre, pois ele definirá a necessidade do tamanho ideal do cano, para que assim, aconteça a expulsão do projétil no exato momento em que toda a pólvora queime.
Mas afinal, faz diferença arma de cano curto ou longo?
Sim. O tamanho do cano interfere diretamente na velocidade do projétil, sendo que, tanto armas curtas e longas precisam ter o tamanho proporcional com o calibre, para que seja suficientemente grande para queimar toda a pólvora e suficientemente curta para o projétil ser expulso na hora certa.
Consequentemente, quanto maior a velocidade, maior a energia cinética, ou seja, maior a potência.
Clube de Tiro e Armeria Itajaí – Seja um sócio
Somos o maior e mais completo Clube de Tiro e escola de tiro de Itajaí e região.
Venda de armamento, completo serviço de despachante, acessórios e vestimentas relacionadas ao esporte do tiro.
Nossa infraestrutura é completa e totalmente segura para todas as práticas de tiro, garantindo aos nossos clientes e parceiros, total satisfação na oferta de nossos produtos e serviços.
Contamos com uma equipe de profissionais capacitados, no treinamento e suporte aos nossos clientes.
Além de instrutores qualificados, voltados à formação especializada através de cursos, aulas particulares, licenças e demais atividades letivas ligadas ao Tiro.